É a auditoria das demonstrações financeiras levantadas por ocasião do encerramento do exercício social das empresas. As empresas com obrigatoriedade de auditoria independente das demonstrações financeiras são as seguintes:
Planos de Saúde
Cooperativas
Cooperativas de Crédito
Administradora de Consórcios
Instituições Financeiras
Sociedade Anônima de capital aberto
Santas Casas
Empresas de grande porte
Entidade de interesse público (OSCIP)
Dentre outras
Auditoria Operacional Para Avaliação De Controles Internos
É a auditoria realizada para verificar se os controles internos e procedimentos utilizados pela empresa estão em conformidade. Se não há riscos de fraudes ou fragilidade de controle interno que possa propiciar a fraude. Se as normas internas estão sendo cumpridas corretamente ou se há necessidade de normalização em alguma área da empresa. Os controles internos avaliados são: área financeira; comercial; departamento pessoal; administrativos; dentre outros.
Auditoria de Sistemas
É a auditoria voltada para análise do sistema de processamento eletrônico de dados utilizado pela empresa. Verifica-se neste caso se o sistema é vulnerável a fraudes; se a empresa o utiliza totalmente; se a empresa pode extrair mais informações e controle do sistema; se o sistema realmente foi implantado corretamente e se está sendo utilizado corretamente pela empresa; se há necessidade de adequação de relatórios; etc. comercial; departamento pessoal; administrativos; dentre outros.
Auditoria Interna
É a terceirização da auditoria interna das empresas. Trabalha especificamente analisando os processos, procedimentos, controle, operações e normas internas.